quinta-feira, 11 de maio de 2017

Átomos: Semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos

Átomos: Semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos.

Semelhanças atômicas:

Se analisarmos o número atômico (Z), o número de nêutrons (N) e o número de massa (A) de átomos diferentes, será possível identificar e formar conjuntos de átomos com algumas similaridades. Esta propriedade dos átomos recebe o nome de semelhança atômica.

Isótopos: átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, portanto possuem números atômicos iguais. Os isótopos se diferenciam com relação ao número de massa.

Isóbaros: esses átomos possuem o mesmo número de massa (A), mas se diferem na numeração atômica (Z), os elementos Cálcio (Ca) e Argônio (Ar) são isóbaros.

Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Magnésio (Mg) e Silício (Si) são exemplos de Isótonos.

Isoeletrônicos

Átomos neutros apresentam o mesmo número de prótons e elétrons, porém, esses átomos podem ganhar ou perder elétrons, passando a formar íons. Os átomos e íons que apresentam o mesmo número de elétrons são denominados isoeletrônicos.

Distribuição eletrônica

Linus Carl Pauling (Portland, 28 de Fevereiro de 1901 — Big Sur, 19 de Agosto de 1994) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos. Pauling é amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século XX. Foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química e, em 1954, foi galardoado com o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas.

Nos elementos químicos conhecidos, os átomos podem distribuir-se em 7 níveis de energia (contendo elétrons) que são representados, em sequência, a partir do núcleo, pelas letras K, L, M, N, O, P, Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7. Estes números são chamados de números quânticos principais, eles representam a aproximada distância do elétron ao núcleo, como também a energia do elétron.

Distribuição eletrônica:

Camada de valência

O nível de energia mais externa do átomo é denominado camada de valência. Assim, no átomo do exemplo anterior é a camada M. Ela pode conter, no máximo, 8 elétrons.
Subníveis de energia
Verificou-se que a radiação correspondente à energia liberada, quando um elétron passa de um nível de energia mais afastado para outro mais próximo do núcleo, é, na realidade, a composição de várias ondas luminosas mais simples. Conclui-se, então, que o elétron percorre o caminho “aos pulinhos’, isto é, os níveis de energia subdividem-se em subníveis de energia”.

Modelos Atômicos

Modelos Atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr.

Fiz uma postagem bem completa sobre este assunto com várias videoaulas.


Se quiser aprofundar mais o assunto e assistir a videoaulas clique no link GOSTEI E QUERO SABER MAIS.

Dica: Estou atualizando o Conteúdo Programático completo do ENEM e além disso, para você que não esta encontrando todo o conteúdo do Enem ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada nesta apostilas para ENEM do site Apostilas Opção é bem interessante.

terça-feira, 2 de maio de 2017

O meio ambiente: A ação do homem e suas consequências

O meio ambiente: A ação do homem e suas consequências

Principais Ações do Homem no Meio Ambiente

01-Aterros: O tamanho é causado por falha humana em reciclar ou desperdiçar. Gás metano fica criado quando se decompõe resíduos junto com as toxinas de plástico, produtos químicos orgânicos voláteis e outros fatos prejudiciais que entram na atmosfera e poluem o ar

02-Poluição do Ar: Humanos criam a poluição do ar por condução de veículos beberrões de gasolina. Embora algumas plantas industriais sejam utilizadas por métodos seguros de resíduos químicos, outras ainda espalham gases, fumaças e outros produtos químicos.

03 - Poluição da Água: Indústria e toxinas químicas encontram o caminho dos rios, córregos e oceanos, resultando na poluição da água. Muitas vezes, alguns destes produtos químicos poluem corpos de água de forma intensa ao ponto de se tornarem inseguros para beber ou cozinhar.

04-Vida Selvagem: Espécies de animais e vegetais que ainda não foram catalogadas na comunidade científica correm riscos de extinção antes de serem descobertos. Água limpa se torna elemento caro que pode ficar prejudicada por causa dos derramamentos de petróleo, poluição de resíduos industriais, resíduos humanos e outras violações.

05-Desmatamento: Como a população se expande também há necessidade de explorar áreas para sobreviver. Os seres humanos contribuem para a perda das áreas florestais por corte de árvores que abrigam vida selvagem. Elas também ajudam a contribuir para o ciclo da água e das plantas, além de evitar a erosão do solo. Devido ao desmatamento, extensões vegetativas do planeta encolheram pela metade a área nos últimos 11.000 anos.

06-Camada de Ozônio: Protege os seres-humanos contra os raios ultravioleta. Está quase esgotada por constante uso de clorofluorcarbonos – produtos sintéticos que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas empresas industriais; Os raios UV podem causar câncer de pele e catarata. Cientistas descobriram buraco de ozono na estratosfera da Antártida, grande preocupação considerando que os gases de efeito estufa estão arruinando a camada.



Química: conceitos fundamentais de matéria, corpo, objeto, energia e temperatura

Química: conceitos fundamentais de matéria, corpo, objeto, energia e temperatura.

MATÉRIA

Denomina-se matéria tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. Podemos citar como exemplos de matéria a madeira, o ferro, a água, o ar e tudo o mais que imaginemos dentro da definição acima. A ausência total de matéria é o vácuo. Denomina-se corpo qualquer porção limitada de matéria, por exemplo uma tábua de madeira, uma barra de ferro, um cubo de gelo. Denomina-se objeto todo corpo que, devido à sua forma, se presta a determinada finalidade ou uso, como uma cadeira, uma faca ou um martelo.

CORPO:

Dá-se o nome de corpo a uma porção limitada de matéria, como por exemplo, uma pedra, um litro de leite, a atmosfera que envolve a Terra, o Sol, uma geladeira, um gato. Por exemplo, conforme dito, uma árvore é uma matéria; assim, quando cortamos toras de madeira, temos que essas toras podem ser designadas como corpos ou como matéria também.

OBJETO:

Já um objeto é um corpo usado como utensílio pelo homem. Assim, um pedaço de pau passa a ser um objeto quando usado como bengala, ou ainda como estaca. Quando no período pré-histórico, o homem aprendeu a construir utensílios de pedra, de madeira e de osso, estava aprendendo a fabricar objetos para facilitar sua vida. A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis denominadas átomos.

ENERGIA

Denomina-se energia a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação ou natureza química. Energia é também tudo o que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações. Há várias formas de energia: a energia mecânica, que engloba as energias potencial (de posição) e cinética (de movimento), a energia elétrica, a energia química, a energia nuclear e assim por diante.

TEMPERATURA

A Temperatura é a propriedade de um sistema que implica as noções comuns de “quente” ou “frio”. Em geral a matéria com a temperatura maior é dita mais quente.

A temperatura é devida à transferência da energia térmica, ou calor, entre um e outro sistema.
A temperatura é uma propriedade intensiva de um sistema, o que significa que ela não depende do tamanho ou da quantidade de matéria no sistema. Outras propriedades intensivas são a pressão e a densidade. Ao contrário, massa e volume são propriedades extensivas e dependem da quantidade de material no sistema.

Se quiser aprofundar mais este assunto e ver três videoaulas interessantes e fazer questões para exercitar é só CLICAR AQUI!!

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!



Átomos: Semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos

Átomos: Semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos. Semelhanças atômicas: Se analisarmos o número atômico (Z)...